PJMP

Site Oficial: www.pjmp.org
A sigla PJMP significa Pastoral da Juventude do Meio Popular.



É a ação organizada dos jovens empobrecidos, trabalhadores ou filhos de trabalhadores, que vivem nas periferias das cidades. São alegres, sonhadores, apaixonados pela vida e lutadores. Procuram como Igreja construir o Reino de Deus aqui e agora, guiada pelos critérios evangélicos, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil.


A PJMP não é apenas uma sigla. Também não é um gueto ou uma forma paralela de organizar os jovens cristãos. Não é um movimento de juventude, competindo com tantos outros que existem por ai... É uma PASTORAL.


É um jeito dos jovens empobrecidos serem igreja, no seu meio despertando para um engajamento nos movimentos populares, sindicatos e partidos políticos, contribuindo para a transformação da sociedade à luz dos critérios evangélicos.


P - PASTORAL: A imagem Bíblica de que o povo de Deus é o rebanho, do qual o próprio Deus é PASTOR e dele cuida com carinho. Toda pastoral é o Trabalho feito pela IGREJA, o novo povo de DEUS. A PJMP é serviço da Igreja dentro da dimensão evangélica da diaconia apresentada por Jesus: “eu vim para servir e não para ser servido” (Mc 10,45), “se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos” (Mc 09,35). É pastoral libertadora que procura fazer a ligação entre fé e vida;
J - JUVENTUDE: É da JUVENTUDE. Feita pelos jovens. Busca evangelizar os jovens dentro ou fora da igreja. Apresenta à juventude o rosto de Jesus Cristo, presente no meio do povo. Busca a construção do Reino a partir de suas ações cotidianas. Medellín lançou o desafio dos jovens. Puebla fez opção pelos jovens. Santo Domingo a confirmou. Portanto, optar pelos jovens é vivenciar a tradição da Igreja latino-americana;
M - MEIO: Meio pode ser divisão igualitária, alguma coisa partida ao meio, uma sociedade dividida, partida, como a divisão de classes na sociedade capitalista; pode ser modo, caminho, maneira; pode também ser o ambiente onde alguém vive e convive. A PJMP busca a igualdade, um caminho de vida e convivência! O meio em que uma pessoa vive ou assume acaba determinando a sua opção de vida “cada ponto de vista é visto de um ponto” (Leonardo Boff);
P - POPULAR: POPULAR indica que os que fazem a PJMP é a juventude empobrecida, excluída das benesses da sociedade neoliberal. A opção pelos pobres, presente na própria essência da PJMP, antes de ser a opção de Puebla é a opção do evangelho de Jesus Cristo (cf. Lc 06,20-26) e tantos outros textos da Bíblia! Opção pelos pobres significa partir dos pobres, daqueles que para o sistema nada significa. Optar pelos pobres é a melhor forma de incluir a todos, porque se partimos dos últimos abrimos o leque a todos, mas, se partimos de cima deixamos de fora os debaixo.
Assim, ao afirmar-se como PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR, a PJMP quer destacar o lugar de missão. Por isso, falar de MEIO POPULAR é falar de meio social. Implica dizer que temos que compreender que a sociedade não é harmônica, mas, contraditória, conflitiva, violenta e dividida em classes sociais. Não há como negar esta realidade que o neoliberalismo tem aprofundado cada vez mais. Falar de MEIO POPULAR significa reconhecer a existência da situação de apartheid social que a sociedade capitalista produz e reproduz cotidianamente em nível local, regional, nacional e mundial. Ao mesmo tempo, significa reconhecer a necessidade da superação deste modelo de sociedade e de uma ação pastoral específica neste meio social
Assim, o chão da atuação da PJMP é o da juventude empobrecida da periferia, sofrida pela falta de emprego, falta de uma educação de qualidade e até das necessidades básicas de sobrevivência, mas que assume a sua identidade e está consciente de sua realidade social, buscando Maior engajamento e participação na construção da cidadania.


A PJMP se enquadra dentro da prática das pastorais sociais. Sua metodologia procura propor aos jovens assumir a consciência de sua classe, numa visão crítica, iluminada pela leitura popular da Bíblia, procurando tornar os jovens multiplicadores da utopia do reino, buscando uma sociedade alternativa, num projeto de vida e respeito ao ser humano.
Numa sociedade marcada pela pluralidade e subjetividade, a PJMP tem se preocupado em se inserir no atual contexto tentando buscar o que há de positivo dentro do mundo atual. Cresce a consciência cultural popular, resistindo à invasão do imperialismo norte-americano e outros; cresce a consciência ecológica, na busca de defender esta casa-mundo onde todos nós vivemos; cresce a consciência ecumênica na busca conjunta dos sonhos plantados pelo mesmo Deus; cresce a consciência do “eu”, sem nos esquecer.


COMO SURGIU?


Com a repressão política da ditadura militar, os movimentos da Ação Católica especializada (JAC, JEC, JIC, JOC e JUC) se desarticularam. Porém, os militantes da JOC (Juventude Operária Católica) continuaram a desenvolver o trabalho de base com jovens de bairros populares em algumas cidades grandes do Nordeste. O trabalho visava despertar uma vivência de fé, a partir da condição de vida do próprio jovem. Isto resultou no surgimento de muitos grupos de jovens do meio popular, iniciando-se a partir daí uma articulação.


No Regional Sul II, em 1983, realizaram-se as primeiras reflexões mais aprofundadas sobre os meios específicos.


POR QUE SURGIU?


Havia necessidade de uma Pastoral da Juventude que levasse em conta a classe social do jovem ou até mesmo a especificidade de cada meio. A PJMP – Pastoral da Juventude do meio Popular – surgiu para responder esta necessidade.


PARA QUÊ?

Despertar a consciência crítica dos jovens no meio popular, a partir do meio onde vivem e atuam, anunciando a pessoa e o projeto de Jesus Cristo Libertador, e juntos buscarem saídas e lutarem para a transformação social, através de vários organismos sociais, ou a partir do meio onde estão vivenciando e testemunhando a proposta do Reino de Deus, estando presente na vida, na luta e nos sonhos dos jovens empobrecidos, visando evangelizar numa prática libertadora, contribuindo na transformação da pessoa humana e na sociedade.


COMO?


Conhecendo através de formação que sirva de base e ilumine a prática;


Participação e engajamento, nos vários organismos sociais populares;


Vivência de um relacionamento que acabe com qualquer forma de dominação, discriminação e exploração;


Compromisso com os excluídos, exercendo a militância nos vários organismos sociais sendo sinal e fermento de transformação;

Trabalho articulado com outras Pastorais Sociais e Movimentos Populares.

CARACTERÍSTICAS

Consciência de classe a partir da realidade;


Organização (através de grupos de jovens nas Comunidades Eclesiais de periferias);

Crença na organização do povo para a transformação.


MÉTODO
VER
JULGAR
AGIR
PLANEJAR
AVALIAR
CELEBRAR
FESTEJAR
ESPIRITUALIDADE


Identifica-se com o Projeto e a prática de Jesus Cristo. Deus presente (Ex. 03, 07-08);
Relação íntima com Deus (Lucas 02, 49);
Comunhão de oração (Lucas 22, 40);
Identidade com Jesus (Lucas 04, 14-19);
Conversão e Prática (Marcos 01, 01-45).